top of page

Aparelhos Ortodônticos

O aparelho ortodôntico (também chamado de aparelho dentário) serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis. Os aparelhos removíveis estão mais indicados para pequenas movimentações dentárias e pacientes em fase de crescimento (ortopedia funcional dos maxilares). Já o aparelho fixo é mais indicada para pacientes que necessitam de uma maior movimentação dentária, impedindo assim inclinações indesejáveis.

 

Como sei que preciso usar aparelho? 

Somente um ortodontista (ou até mesmo um clínico geral) da sua confiança poderá afirmar se existe ou não a necessidade de uso do aparelho ortodôntico e estimar um período mínimo de tratamento para serem feitas as correções. Existem alguns sinais que podem indicar seu uso, tais como dores de cabeça constantes, disfunções na ATM (como estalos, por exemplo), dentes tortos e outros. De qualquer maneira, não deixe de procurar por um profissional qualificado para que ele faça uma correta avaliação.

Tratamento Bruxismo

O quadro de bruxismo é definido como uma atividade para funcional que inclui o ranger, apertar ou esfregar os dentes entre si, podendo acontecer durante o dia ou à noite. O problema é frequentemente associado ao estresse emocional, fatores psicológicos, nutricionais e hereditários. Essa condição, infelizmente, não tem cura, mas tem tratamento. A ideia é minimizar ao máximo os possíveis impactos que ela possa causar como fraturas, doenças periodontais, sensibilidade dentária, mobilidade dos dentes e até mesmo problemas na articulação temporomandibular (ATM).

 

Assim que começarem as desconfianças sobre a presença da doença, o primeiro passo deve ser procurar um dentista especialista no assunto. Ele é quem analisará os sinais e começará a investigar junto ao paciente de que forma e com que intensidade o problema tem se manifestado.

Existem diversos tratamentos que podem ser indicados, mas sempre de acordo com o tipo e intensidade do bruxismo. O controle geralmente é feito por uma equipe multidisciplinar que envolve dentista, fonoaudiólogo e psicólogo.

Disfunção Temporomandibular

A desordem da articulação temporomandibular, mais conhecida como DTM, ocorre quando existem problemas com os músculos e com a mandíbula no rosto. Existem diversos sinais e sintomas de DTM. Geralmente é difícil saber com certeza se você possui DTM, devido a um ou todos esses sintomas também estarem presentes em outros problemas. Seu dentista pode ajudar a realizar um diagnóstico adequado. Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem: dor no rosto, mandíbulas, dores de cabeça, ouvido, pressão atrás dos olhos, estalar som de clique ou deslocamento ao fechar ou abrir a boca, mandíbula "presa", travada ou deslocada, sensibilidade e outros sintomas.

O tratamento varia conforme paciente, causa, intensidade, algumas opções são: Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, ou outros analgésicos comuns, ou ainda anti-inflamatórios.  

Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou "splint". Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores. 

Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse ou até mesmo cirurgia na articulação poderá ser recomendada.

 

Wander Monte Raso Direitos Reservados

bottom of page